Informes gerais
O projeto, atualmente, funciona de forma presencial, sendo suas reuniões (atas) e ações realizadas por meio de encontros com os integrantes e público-alvo em instituições ou demais grupos que almejam a aposentadoria.
Em abril de 2020 ocorreram a seleção dos primeiros integrantes e a elaboração de critérios de avaliação. Em maio, utilizando-se de cursos online e de discussões, realizou-se a capacitação da equipe. Concomitantemente, foram criados os perfis juntos às redes sociais e o site do projeto.
Em junho, elaboraram-se os modelos dos materiais didáticos referentes à Previdência Complementar e houve uma apresentação formal do projeto, no dia 26, junto aos discentes e docentes do curso de Ciências Atuariais da UFPB. Em julho, iniciou-se a elaboração de seus respectivos conteúdos e se proferiu, no dia 8, uma palestra de título "Noções de previdência complementar".
Em setembro foi finalizada a elaboração da apostila, principal produto do projeto em 2020, que servirá como referência para a elaboração dos materiais que estão por vir. Outubro foi o mês de marcação de palestras remotas e síncronas. No dia 27, por exemplo, ocorreu uma ação do projeto junto ao Sindicato dos Médicos da Paraíba.
Em novembro e dezembro foram elaborados os modelos para apresentação das palestras. Em fevereiro, depois das férias (janeiro de 2021), tal formação encerra suas atividades com a elaboração e submissão de relatórios finais.
O projeto retoma suas atividades depois de renovado pela PROEX e selecionados os novos alunos integrantes.
No ano de 2022, seguem as publicações de conteúdos Instagram e YouTube, a exemplo da transmissão de um bate-papo no dia do atuário com egressos do curso de ciências atuariais.
Foi realizada também uma palestra presencial no dia 05 de outubro intitulada “migração para o regime de previdência complementar”, ministrada por Cícero Dias (diretor de seguridade da Funpresp-Exe).
Foram realizadas nos respectivos meses de outubro e novembro de 2022 duas palestras e um mini-curso voltados para temática do projeto. Conduzidos pelos discentes Hugo e Vitória para alunos do ensino médio, ocorreram na modalidade presencial nos colégios Lourdinas e Dorotéias localizados na cidade de João Pessoa e de forma virtual na 7ª SECITEC do IFPB-CR.
Em julho de 2023 as atividades do projeto são retomadas após renovação pela PROEX e a seleção dos novos alunos integrantes.
Durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, realizada em novembro de 2023 na cidade de João Pessoa - PB, o projeto de extensão teve a honra de participar. Nessa ocasião, tivemos a oportunidade de enviar os discentes Janailson, João Pedro, Wanderson e Cristian para esclarecer um pouco mais sobre a previdência complementar para alguns servidores federais e estaduais que possuíam conhecimento limitado sobre a mesma. Foi uma excelente oportunidade para explicar como essa modalidade de previdência poderia beneficiá-los no futuro.
Estatísticas
Fluxo diário dos acessos